Home Office quer dizer escritório em casa e é uma modalidade de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância. O que era algo incomum para muitas empresas, se tornou uma necessidade com a situação mundial em relação ao COVID-19.
No entanto, é extremamente importante e necessário você seguir algumas dicas preventivas para que o trabalho em home office não venha ser um fator de risco ergonômico que possa comprometer sua saúde e segurança ocupacional ou causar agravos os distúrbios osteomuscular.
- Invista num Ambiente Adequado
Pense na ergonomia e disposição do MOBILIÁRIO e EQUIPAMENTO adequado:
- cadeira confortável, com regulagem de altura do assento ajustável à sua estatura; almofadada e com borda frontal arredondada; encosto com forma adaptada ao corpo para proteção da região lombar; giratória e com rodízio de 05 patas.
- superfície ou mesa de trabalho com características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação dos membros superiores e inferiores que respeitem os ângulos de conforto e não ocasionem amplitudes articulares excessivas; área de trabalho dentro da zona de alcance manual e de fácil visualização; altura da superfície de trabalho compatível (altura do umbigo) com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento; ausência de quinas vivas ou rebarbas.
- apoio de pés: somente necessário, caso você não consiga apoiar completamente a região plantar (os pés) no chão.
- a tela do monitor de vídeo do computador ou notebook deve ser posicionada na altura adequada de maneira que as distâncias olho-tela e olho-teclado sejam aproximadamente iguais e permitam a adoção de postura correta de angulação do pescoço (os olhos devem alcançar a tela sem que você precise abaixar ou levantar o pescoço).
- Mantenha uma postura confortável e saudável
- mantenha sua coluna apoiada no assento: o corpo não pode ficar desmoronado na cadeira. É preciso sentar sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis).
- mantenha os pés apoiados no chão: é essencial manter pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado.
- fique com os quadris, joelhos e tornozelos em ângulo de 90º: isso ajuda a não sobrecarregar a sua coluna lombar.
- posição dos pulsos e dos cotovelos com relação ao uso do teclado: devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar e ficar apoiados sobre a mesa de trabalho ou apoio de braços da cadeira.
- lembre-se de manter relaxados os ombros e evitar que os braços fiquem abduzidos (abertos) em relação ao corpo, pois caso contrário, certamente você estará realizando continuamente uma contração estática de musculatura que poderá ocasionar fadiga e contratura muscular.
- Crie uma Rotina de Horários e Mantenha a Organização do ambiente
Estipule uma rotina de horários e mantenha os papéis e documentos guardados e em ordem. A organização entre o que é horário de trabalho, intervalo, e de documentos e planilhas evita problemas e melhora o seu rendimento. Assim que definir onde será o seu local de trabalho remoto, garanta que ele seja livre de distrações. Isso significa ter um espaço que você possa focar nas suas tarefas sem ser interrompido por familiares ou animais de estimação. - Planeje as Tarefas do Dia
Seu dia de trabalho em casa pode ser altamente produtivo e render muito mais se você fizer um planejamento cuidadoso de suas tarefas diárias de trabalho. Comece simples, com a relação das tarefas mais importantes e complemente com as menos importantes. Mas, lembre-se: isso tudo deve ser feito dentro do seu horário de trabalho e de forma saudável, tanto para o seu corpo quanto para a sua mente. Portanto, nada de sacrificar os intervalos de descanso e de continuar trabalhando depois do expediente. - Faça Intervalos Periódicos
Como qualquer outra atividade prolongada, é sempre recomendado fazer intervalos regulares durante o seu trabalho de casa. O ideal é que, a cada 01 hora ou 01h30 de dedicação, você faça uma pausa de 10 a 15 minutos. Neste intervalo levante, dê uma volta e faça uma atividade alternativa e procure fazer alongamentos e relaxamento muscular principalmente dos membros superiores e pescoço. - Trabalhe num Local Silencioso
É muito difícil manter a produtividade e a concentração se o seu ambiente de trabalho não for propício para você manter o foco por longos períodos. Por isso, garanta que o local seja pouco afetado ou totalmente livre de barulho que costumam chegar pelas janelas ou presença de animais e atividades de outros familiares presentes no seu local de trabalho. - Atenção à Iluminação do Ambiente
É imprescindível ter uma iluminação (natural e/ou artificial) coerente com as atividades que você precisa executar, para que você não precise forçar a sua visão em qualquer situação. O seu posicionamento em relação à fonte de luz deve ser de tal forma que não tenha sombras sobre os seus equipamentos, evitando desgastes na visão e perda de tempo nas tarefas.